4 dicas para aproveitar ao máximo os cupons de desconto Magazine Luiza

João Carvalho

Guia Completo do Amazon Prime Day Brasil 2023: Cupons, Promoções e Ofertas

João Carvalho

Conto, novela e romance: qual a diferença?

Deborah Strougo

Como escolher o tipo exato de boné para o seu estilo?

Gabriel Prado

alexia

Alexa: Entenda as suas características e saiba qual adquirir

Assim como a Siri e o Google Assistant, a Alexa nada mais é do que um assistente virtual que surgiu com o advento da inteligência artificial (IA) criada pela Amazon.

Na verdade, muitos técnicos e pessoas antenadas em tecnologia já afirmaram que é até melhor e mais eficiente do que os demais assistentes virtuais concorrentes. De qualquer forma, a Alexa é de fato muito interessante em diversos aspetos.

Além disso, está cada vez mais presente nos projetos de automação industrial das principais empresas de inovação e tecnologia atualmente. Ela apareceu pela primeira vez no alto-falante inteligente Echo, em 2014.

Desde o início, essa assistente virtual da Amazon foi criada para ajudar os usuários em todas as suas tarefas do dia a dia, desde pesquisas online até compras, e ainda em funções corporativas como em sistema de entregas logística, por exemplo.

Para você entender bem as particularidades e funções da Alexa, confira esse artigo com todas as informações importantes sobre o assunto.

Como funciona a Alexa?

De fato, assim como a assistente virtual da Apple, a Siri, a Alexa é uma assistente virtual de conversação, ou seja, isso significa que ela pode entender a conversa e seu contexto até certo ponto.

Além disso, ela é capaz de realizar tarefas virtuais simples, como notificar a previsão do tempo, definir um alarme ou até mesmo reproduzir playlists de músicas preferidas dos usuários.

Ou seja, assim como em comandos hidráulicos em empresas que permitem controlar o fluxo de fluidos e óleos em máquinas hidráulicas, a Alexa é controlada por comandos de voz.

Ao contrário das demais tecnologias de inovação de comandos como Siri e Google Assistant, a Alexa não está associada a nenhum sistema operacional.

Ou seja, isso quer dizer que a Alexa pode ser executada no Windows 10, Android e até no iPhone (mas com menos interação do que outros). Além disso, pode ser conectado a muitos outros dispositivos, como alto-falantes.

O que Alexa consegue realizar?

Certamente, a Alexa refere-se a uma tecnologia inteligente, afinal ela pode interagir com vários dispositivos, comandos tecnológicos e até mesmo comandos analógicos que existem hoje em dia.

A Alexa pode servir tanto para facilitar a vida das pessoas em suas rotinas, por exemplo contatar uma empresa que trabalha com a instalação de painéis elétricos de baixa tensão, como para ajudar a utilizar processos corporativos. Confira os exemplos a seguir:

Casa inteligente

Já pensou em administrar sua casa usando apenas a sua voz? Com a Alexa, é super possível ter uma casa inteligente. Ou seja, ela pode:

  • Ligar ou desligar as luzes;
  • Ligar as tomadas elétricas em sua casa;
  • Ativar uma trava de segurança na porta;
  • Ligar o ar condicionado ou a TV;
  • Iniciar um aspirador de pó.

E muito mais. Parece mágica, não é? Antigamente essas ações só podiam ser vistas em histórias de ficção em uma sociedade avançada, mas agora está ao alcance de todas as pessoas.

Com isso, podemos entender que a Alexa é de fato uma assistente completa, que pode realizar várias funções corriqueiras do dia a dia. Outras funções e tarefas que ela pode realizar é fazer compras para seus usuários.

Assim como um aplicativo de entrega de comida, a Alexa também pode fazer isso, por exemplo, pedir pizza por um aplicativo de delivery apenas ao seu comando.

A Alexa também pode se conectar a vários aplicativos de música e de carros particulares. Dito isso, podemos pensar que a Alexa tem a função de contribuir para uma maior praticidade no dia a dia das pessoas.

Sistemas corporativos

Não somente no dia a dia das pessoas, a Alexa também pode ser inserida no meio corporativo.

Ou seja, qualquer empresa pode aplicar essa tecnologia de assistente virtual por comando de voz no atendimento ao cliente, como em sistema para bares e lanchonetes, e em diversos outros segmentos de negócios.

Além disso, o número de aplicativos que podem ser ativados com o assistente virtual são inúmeros, e cada vez mais os desenvolvedores estão vendo a importância de adicionar esse recurso em seus projetos e negócios.

Nesse sentido, empresas de construção podem podem atender seus clientes a qualquer hora do dia, sejam para pedidos de materiais como terminais eletricos, ou para trocas e devoluções de produtos danificados, por exemplo.

Finalmente, a Microsoft e a Amazon estão encontrando maneiras de permitir que seus assistentes se comuniquem entre si. No entanto, ainda levará tempo para que essa proposta se torne realidade.

É também uma forma do seu negócio reduzir as contas telefônicas, pois pode ser aplicado através dos canais utilizados na internet, como chatbots.

Ou seja, algumas empresas reservam a equipe de suporte humano para problemas mais complexos e problemas mais específicos para seus clientes, como registro de invenção.

Assim as empresas não precisam mais delegar uma equipe muito grande para conversar com seus clientes.

Eles podem se concentrar em determinados tópicos, enquanto os assistentes virtuais podem lidar com necessidades mais comuns, como emissão de documentos e rastreamento de pedidos.

Qual Alexa escolher?

Existem alguns modelos da assistente virtual da Amazon disponíveis no mercado, então vamos dar algumas dicas sobre qual dispositivo com o sistema Alexa para você escolher.

Com isso você poderá analisar qual melhor assistente virtual para a finalidade que deseja. Seja para uso pessoal ou para sua empresa, essas indicações te ajudarão a identificar suas necessidades.

São aparelhos que realmente podem servir em diversas situações, como festas, reuniões, viagens, etc. A sua escolha dependerá do que espera de um dispositivo e do quanto quer investir nesses aparelhos. Confira as dicas:

Echo Dot (3ª geração) com Alexa

Como a versão mais acessível de um alto-falante inteligente equipado com Alexa, o Echo Dot 3ª geração é perfeito para quem quer ver como a tecnologia funciona, e é um dos primeiros modelos lançados no país.

Em seus rótulos adesivos contam que esse dispositivo tem qualidade de música alta e clara com alto-falantes e entradas para dispositivos de áudio de 3,5 mm. Assim você pode usar a Alexa durante uma festa infantil, por exemplo.

Echo Dot (4ª geração) com Alexa

Depois que o público aderiu ao Echo Dot, começaram a surgir sugestões de melhorias, principalmente em relação ao som do aparelho.

Para atender a essa necessidade – de garantir uma sonoridade melhor e mais potente – a Amazon começou a lançar versões melhoradas e inovadoras dos dispositivos com o Echo Dot (4ª geração).

E especificamente nesse novo modelo, um woofer e dois tweeters foram adicionados para distribuir graves e agudos com maior qualidade. Além disso, essa nova versão conta com:

  • Novo design de áudio direcional;
  • Woofers e tweeters para melhor qualidade de som;
  • Alto-falantes Dolby;
  • Entrada de 3,5 mm para conectar alto-falantes mais potentes.

Antes dessa versão, o áudio era direcional de 360°, e nessa versão, ele dispara a 180°, então sua melhor aposta é colocar o dispositivo no canto da sala.

O aparelho ganhou um visual mais clean e sofisticado em relação ao modelo anterior, pois o facho luminoso ficou na parte inferior do aparelho.

Echo Studio com áudio alta performance e Alexa

Para quem procura qualidade de som e uma tecnologia Alexa verdadeiramente transformadora, o Echo Studio é a melhor compra. Em termos de áudio, esta linha é conhecida pela qualidade superior à Dot.

O Echo Studio de 4ª geração possui três alto-falantes de médio porte de 2 polegadas estrategicamente posicionados na parte superior, um à direita e outro à esquerda, para criar uma dimensão de som que preenche a sala.

Além disso, o dispositivo é capaz de reconhecer automaticamente a acústica do espaço em que está localizado e fazer ajustes contínuos para proporcionar uma experiência sonora única.

Novo Echo Show 5 (2ª geração) com tela de 5″

O Novo Echo Show 5 (2ª geração) possui tela de 5″, Alexa e câmera de 2MP. Ou seja, os aprimoramentos da Alexa chegaram ao ponto de integrar tudo em uma tela.

Ele está disponível nas cores preto, azul e branco, e sem dúvidas o aparelho é perfeito para decoração, como mesinhas de cabeceira, principalmente quando sua rotina matinal é extremamente importante para você.

O dispositivo é perfeito para gerenciar sua rotina matinal. Se você não acha que a comunicação de voz somente para Alexa é prática, o modelo Echo Show 5 pode ser o melhor alto-falante inteligente para você.

Ainda há a presença da tela e da câmera de 2MP, que abre espaço para recursos como fazer video-chamadas, assistir séries e filmes do Prime Vídeo ou Netflix e integrar com câmeras de segurança inteligentes.

O preço está próximo da linha desses aparelhos, e alguns podem sair com preços mais salgados, mas é possível comprar esses dispositivos Amazon em promoção e garantir descontos interessantes!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.