4 dicas para aproveitar ao máximo os cupons de desconto Magazine Luiza

João Carvalho

Guia Completo do Amazon Prime Day Brasil 2023: Cupons, Promoções e Ofertas

João Carvalho

Conto, novela e romance: qual a diferença?

Deborah Strougo

Como escolher o tipo exato de boné para o seu estilo?

Gabriel Prado

origem da nike

Conheça a história da Nike

Nike: Entenda como funciona a marca mais famosa do mundo

A história da Nike começou a ser escrita em 1950, na universidade de Stanford, nos EUA, em uma aula de MBA de Phil Knight. Mas a marca que hoje conhecemos como Nike, só começou a ser comercializada com esse nome mais de 20 anos depois, em 1971. Nesse meio tempo, o mercado esportivo foi aparecendo e se tornando mais iminente com a presença de competições, treinamentos, a mudança da indústria e do próprio marketing.

O crescimento da marca só foi possível graças à experiência de Bill Bowerman – que era treinador de atletismo na Universidade de Oregon – e Phil Knight – um ex-corredor renomado. A criatividade aliada à inovação e ao espírito empreendedor dos dois visionários, foi a base para que a marca se tornasse o que é hoje.

Porém, o sucesso é aliado do fracasso. No início, as ideias de Bowerman e Knight foram recusadas pelo mercado esportivo da época. Se você pensou que tudo isso foi motivo pra desânimo, não poderia estar mais enganado.

Naquele momento, as fabricantes japonesas tinham invadido os Estados Unidos com câmeras baratas mas de boa qualidade, roubando a participação das marcas alemãs. Será que os tênis poderiam tem um custo-benefício tão bom assim? Depois de formado, Knight se mandou para o Japão com Bowerman e conseguiram convencer Onitsuka Tiger a ser uma distribuidora de calçados de corrida nos EUA, com o nome de Blue Ribbon Sports, onde o objetivo era criar uma alternativa ao domínio da Adidas, onde criaram o modelo Cortez – o modelo da Tiger mais vendido de 1968.

Compre aqui para ver os melhores descontos em tênis de corrida masculinos.

Compre aqui para ver os melhores descontos em tênis de corrida femininos.

Enquanto Knight vendia sapatos, Bowerman os analisava a fim de descobrir como eles poderiam se tornar mais leves e melhores e os testavam em seus alunos. Mas o relacionamento entre os empresários da Tiger e eles não estava mais dando tão certo. Assim, depois dessa experiência inicial com a Tiger, eles decidiram que estava na hora de criar a própria marca e começar a produzir seus próprios calçados.

A Nike chegou ao mercado revolucionando. O símbolo denominado “SWOOSH”, que é utilizado pela marca até hoje, feito pela jovem estudante de design gráfico, Carolyn Davidson, foi vendido pela bagatela de 35 dólares. E o nome da marca, que surgiu por sugestão de Jeff Johnson, ex-rival de Knight nas pistas de atletismo e primeiro funcionário da Blue Ribbon Sports, que havia sonhado com a Deusa grega da vitória, “NIKÉ”. Diziam os gregos que a Deusa podia voar e correr em grandes velocidades. Perfeito para o conceito da marca que estava sendo apresentada ao mercado mundial. Enquanto tudo isso acontecia, Bowerman apresentava o novo solado de borracha, criado a partir de experiência com uma fôrma de waffle da sua esposa; o que, posteriormente, iria resultar na criação do tênis mais famoso da marca, o “Moon Shoe”. Junto com a qualidade, o designer característico, o solado de borracha inovador e o apoio dos melhores atletas, a Nike faz da sua estreia uma referência para o mundo inteiro.

Em 1972, foi fechado o primeiro contrato de patrocínio com Ilie Nastase que, em 1973, se tornaria o melhor tenista do mundo. Em 1974, o primeiro contrato de patrocínio com um atleta profissional de alto desempenho, Steve Prefontaine chegou para se tornar uma lenda não só no esporte, mas também na empresa. No mesmo ano, ele entrou para a história como o maior corredor de longa distância de todos os tempos.

Na década de 80, a distribuição dos produtos finalmente chegou ao continente europeu e o primeiro laboratório de pesquisa foi criado, e o investimento em calçados não esportivos começou com sucesso.

Em 1982, o clube francês de futebol Paris Saint-German foi o primeiro clube a ser patrocinado pela Nike. Nesse mesmo ano, o time viria a conquistar seu primeiro troféu, a Taça da França.A Nike acertou em fazer um grande investimento em um clube que estava apenas começando sua trajetória.

Em 2011, o clube foi vendido a um grupo dos Emirados Árabes e a marca passou a ser um dos maiores investidores do continente europeu, devido às suas contratações de grandes craques da atualidade. Coincidentemente, o clube foi fundado na mesma época que a Nike, em 1970.

Em 1983, a Nike foi surpreendida com o lançamento de um a linha aeróbica da Reebok, que mais tarde traria prejuízo à Nike, fazendo em 1986, o faturamento da empresa cair, perdendo a liderança no mercado norte-americano.

Em 1984, a Nike deu a volta por cima e fecha um acordo com quem viria a se tornar o melhor jogador de basquete de todos os tempos: Michael Jordan. No primeiro ano de Jordan como profissional, a Nike lançou um tênis dedicado ao jogador, a linha Air Jordan. O tênis é o produto de maior sucesso até hoje.

Em 1988 é criado o slogan “Just Do It”, que tem como conceito incentivar o esporte amador, mostrando que não é preciso ser o melhor para fazer algo: apenas faça, tornando-se um dos melhores slogans americanos do século XX.

Em 1990, teve a criação da primeira loja-conceito: a Niketown. Com ambientes tematizados, passando ao cliente o máximo de informações sobre esporte, produtos e esportistas patrocinados pela empresa; além do conforto, é claro.

Entre 1993 e 1997, a Nike enfrentou uma forte crise após ser acusada de usar mão de obra infantil no continente asiático, a fim de facilitar seu plano de expansão. Isso provocou uma grande queda nas vendas e no seu faturamento. Mas a empresa conseguiu reparar os danos à sua imagem.

O maior artilheiro das Copas, Ronaldo Fenômeno, foi o primeiro jogador de futebol a ter contrato vitalício com a Nike, em 1994. Dois anos depois, Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA. Em 2002, o craque levou o Brasil ao pentacampeonato mundial. Após ter anunciado sua aposentadoria, o jogador continua rendendo à Nike o equivalente à 1 milhão de dólares por ano com patrocínios e publicidade, sendo realmente o fenômeno do marketing esportivo. A importância dele para a Nike fica evidente ao se observar as homenagens que a marca fez para ele – é o único a possuir um campo de futebol com seu nome e uma estátua de 3 metros de altura na sede da empresa.

Compre aqui as melhores chuteiras masculinas da Nike.

Compre aqui as melhores chuteiras femininas da Nike.

chuteiras nike

Nos anos 2000, fortes investimentos da publicidade, patrocínios e aquisição das marcas Hurley, All Star Converse e Umbro, levaram a Nike a se tornar a verdadeira marca global.

A sabedoria, o empreendedorismo exemplar, o conjunto de investimentos e estratégias de marketing diferenciadas e a valorização da emoção do esporte, construiu a força que a marca tem e a torná-la a referência mundial no mercado atual.

Você acha que a Nike só comercializa tênis e chuteiras? A Nike também é um estilo de vida! Bolas de golfe, óculos de sol, roupas (especiais para a prática de esporte ou não), equipamentos e tudo isso aliados à tecnologia de ponta que a marca faz questão de incluir em todos os seus produtos.

Quer fazer parte e conhecer melhor do lifestyle Nike? O Meucupom.com traz produtos incríveis da maior marca do mundo com os melhores descontos. Clique aqui e aproveite!

camisas de time nike

Compre aqui as melhores Camisas de Time da Nike.

Procurando mais produtos da Nike com desconto? Vem ver as ofertas que separamos para você no MeuCupom.com.

ESCRITO POR: ANA CAROLINE MELO