4 dicas para aproveitar ao máximo os cupons de desconto Magazine Luiza

João Carvalho

Guia Completo do Amazon Prime Day Brasil 2023: Cupons, Promoções e Ofertas

João Carvalho

Conto, novela e romance: qual a diferença?

Deborah Strougo

Como escolher o tipo exato de boné para o seu estilo?

Gabriel Prado

barba e cabelo

Conheça 10 itens de barba e cabelo para ter em casa

No dia 03 de novembro é comemorado o dia do cabeleireiro. Estes profissionais fundamentais são peças-chave dentro do mundo da beleza e do bem-estar, e podem fazer grandes transformações com seus equipamentos de trabalho.

Sempre que uma pessoa pensa na produção de seu visual, tão importante quanto roupas e acessórios está o corte ou penteado que deve ser realizado para um resultado realmente impressionante e único.

Hoje, o mundo inteiro tem percebido uma mudança em questão de embelezamento masculino também, tornando os homens mais vaidosos e preocupados com sua aparência, sendo um dos principais cartões postais o rosto.

Por conta disso, muitos homens têm buscado ajuda profissional nas mãos dos cabeleireiros e barbeiros para conseguir uma mudança expressiva no visual, funcionando como um botão de comando para alcançar resultados impressionantes.

Embora de acordo com a lei o dia 19 de janeiro seja a data oficial de uma série de profissionais de beleza como:

  • Cabeleireiros;
  • Barbeiros;
  • Esteticistas;
  • Manicures e Pedicures;
  • Depiladores;
  • Maquiadores.

A verdade é que 3 de novembro é uma data muito mais antiga e mais comum para a celebração do dia do Cabeleireiro, uma alusão ao Dia de São Martinho de Porres. O santo, que era ele próprio um barbeiro-cirurgião, acabou se tornando padroeiro dos cabeleireiros e barbeiros.

A data se tornou um marco comemorativo em detrimento de sua morte, no ano de 1639. Por conta disso, quando a lei estipulou a data de 19 de janeiro, esta se tornou uma segunda celebração para esta tão querida profissão.

Para que você consiga ter os resultados adequados em seus cabelos e barba por mais tempo, é preciso tomar alguns cuidados e seguir as indicações de seu cabeleireiro e barbeiro com frequência, além de utilizar alguns itens especiais.

Até pouco tempo atrás, cuidar de uma barba cheia era muito trabalhoso, em grande parte por conta da dificuldade de achar produtos adequados para cuidar desse tipo de escolha estética. 

Entretanto, nos últimos anos o mercado tem visto um aquecimento destes produtos, que podem ser encontrados até mesmo em sites, desde que haja um carregador portátil personalizado brinde para carregar o celular de qualquer lugar.

Para valorizar ainda mais o profissional que cuida de seus cabelos e barbas, é importante que você consiga manter seu visual bem cuidado, hidratado e com uma aplicação higienizada, para ter um resultado ainda mais positivo.

Produtos indispensáveis para os cuidados

Para você ter cuidados adequados em sua casa, é importante que mantenha estes produtos sempre em ordem, escolhendo marcas de qualidade para otimizar ainda mais esse tipo de atividade para estar bem consigo mesmo trabalhando em uma empresa de automação.

Além disso, é importante que você tenha em mente que produtos diferentes funcionam para tipos diferentes de cabelo e barba, e você deve procurar os mais adequados a seu estilo para conseguir aplicar com qualidade esse tipo de ação.

Em caso de dúvida, não deixe de consultar seu cabeleireiro ou barbeiro, que saberá com mais assertividade os produtos que você precisa usar para ficar com um estilo único e muito mais estiloso.

  1. Shampoos e condicionadores

Estes produtos são muito comuns, e é importante que você saiba escolher com qualidade qual tipo de shampoo e condicionador que pretende usar.

A química destes produtos é adequada para um determinado tipo de cabelo, e a escolha acaba sendo fundamental.

Enquanto o shampoo faz uma limpeza mais profunda dos fios, o condicionador ajuda a hidratar e tornar os fios mais macios, proporcionando um pentear mais leve e natural. Além disso, muitos homens acabam usando esses produtos na barba, o que pode ser um erro.

O ideal é você procurar shampoo e condicionador específico para a barba se desejar cuidar dos pelos faciais, uma vez que a pele do rosto é mais delicada e os produtos para cabelo podem acabar ressecando.

  1. Óleos essenciais

Normalmente, em cabelos e barbas grandes, a hidratação originária da pele não consegue alcançar o fio em sua totalidade, o que pode deixar os pêlos ressecados. Além disso, cabelos e barbas ficam expostos na maior parte do tempo.

Isso significa que eles são constantemente agredidos por elementos naturais do dia a dia, como poeira, vento, poluição e outras fontes naturais.

Para lidar com esse tipo de produto e manter sua barba e cabelos sempre macios, protegidos e com um aroma agradável, o uso de óleos pode ser a solução.

  1. Cera para barba e bigodes

Embora alguns homens gostam do estilo de suas barbas mais soltas e desalinhadas, outros gostam de mantê-las penteadas e organizadas.

Entretanto, os pelos corporais nem sempre são fáceis de lidar, por isso contar com uma cera pode ser excelente para alinhar sua barba, como se usasse ferramentaria de moldes.

Quando a cera é de qualidade, o efeito fica bem natural, e não é necessário usar grandes quantidades para obter o efeito desejado, que pode ser usado para estilizar o bigode também.

  1. Bálsamos

Os bálsamos ajudam a alinhar os fios, além de proporcionar um volume maior e uma textura mais adequada para os cabelos e barbas. Normalmente eles são feitos de produtos naturais, que ajudam a manter a saúde dos pelos em ordem.

É comum que bálsamos ajudem no fortalecimento dos fios, e evitem a queda tanto de cabelos quanto de pelos. Trata-se de um produto que não possui brilho, por isso, o efeito fica muito mais natural.

Você pode usar o bálsamo da mesma forma que um shampoo, mas depois de completar a lavagem e preferencialmente com a barba ou os cabelos secos para conseguir o efeito desejado, guardando-os em uma mesa de inox ou no armário do banheiro.

  1. Cremes de barbear

Embora alguns homens prefiram usar o sabão para fazer a barba, esse processo muitas vezes pode agredir a pele e até mesmo criar falhas na barba. 

Por isso, o ideal é contar com um creme de barbear profissional que faz o efeito de amolecimento nos pelos.

Esse produto pode ser utilizado em espuma, creme ou gel, e o tipo de aplicação depende tanto da pele quanto da barba da pessoa que está utilizando-o, podendo usar uma chapa expandida como prateleira para guardar os produtos e outros itens que caibam.

  1. Cuidados pós-barba

O processo de cuidados da barba não acaba quando você termina o tratamento dela. Desse modo, utilizar produtos pós-barba é fundamental para cuidar da pele e dos pelos, garantindo um efeito muito mais efetivo, como se fosse sondagem mista de produtos para tratamentos dos fios.

Além disso, depois de fazer a barba, você fica com o rosto altamente sensível, principalmente por conta de muitos micro-cortes, que às vezes são invisíveis a olho nu. Estes cortes, entretanto, podem infeccionar e causar problemas na pele.

  1. Pentes e escovas

Para realizar os cuidados adequados com seus cabelos e barbas, a utilização de pentes e escovas adequados é fundamental. 

Os pentes ajudam a desembaraçar os fios, distribuindo a oleosidade por todos os pelos e ajudando na hidratação.

Por outro lado, as escovas podem modelar o cabelo e diminuir o aspecto desorganizado dos fios, criando um resultado muito mais satisfatório para seu rosto.

  1. Esfoliantes

Os esfoliantes faciais ajudam sua pele a ficar mais limpa e saudável, e são muito importantes para que o efeito estético da barba e dos cabelos tenha resultados mais expressivos. Por isso, o combate a espinhas e cravos é fundamental.

Os esfoliantes conseguem remover a pele morta e outras impurezas do organismo, fortalecendo a pele mas mantendo-a macia e sedosa desde a primeira aplicação, que você já poderá começar a sentir a diferença.

  1. Máquinas de barbear

Estes equipamentos são muito úteis para fazer um barbear mais adequado e menos invasivo do que as giletes, e existem diversos modelos no mercado. São ideais para quem não tem tanto tempo para fazer a barba, sendo mantidos em um display expositor.

Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados no processo de usar um barbeador elétrico, e pode levar um tempo até você se acostumar com a utilização do produto.

  1. Aparador de pelos

Esta máquina ajuda a alcançar pelos que normalmente são mais difíceis de remover com uma gilette, e acabam permitindo que você consiga usar com mais qualidade o seu barbear.

São ideais para a finalização do processo, e para manter o corte realizado pelo profissional da área e mantê-lo por mais tempo do jeito que você deseja. É muito importante tomar cuidado na hora de usar este equipamento para não ter falhas na barba.

Considerações finais

Ainda que você utilize os produtos em casa, nenhum deles substitui o profissional da área. Um bom cabeleireiro ou barbeiro pode fazer a diferença, e ajudará você a manter seu visual sempre em perfeito estado.

Portanto, é muito importante que você encontre um profissional que se alinha ao seu pensamento estético, para manter o corte sempre do seu agrado e garantir que você ficará muito bem com estes elementos.

Dessa forma, você consegue uma estrutura mais adequada para aproveitar seu dia a dia, otimizando a aparência que você deseja apresentar e conquistando muito mais qualidade de vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.