4 dicas para aproveitar ao máximo os cupons de desconto Magazine Luiza

João Carvalho

Guia Completo do Amazon Prime Day Brasil 2023: Cupons, Promoções e Ofertas

João Carvalho

Conto, novela e romance: qual a diferença?

Deborah Strougo

Como escolher o tipo exato de boné para o seu estilo?

Gabriel Prado

economizar em viagem

Cinco dicas para economizar na estrada

Pegar a estrada é uma delícia: admirar novas paisagens, sentir o vento no rosto, explorar lugares diferentes. E fazer isso gastando menos torna a experiência ainda melhor, concorda?

 

E já que é assim, essas dicas simples podem ajudar você a economizar enquanto roda pelas estradas do Brasil. Seja a passeio ou a trabalho, vale a pena colocar essas informações em prática na hora de viajar. Confira!

 

1 – Prefira um carro econômico

 

Vamos iniciar pelo básico: sair em viagem com um veículo gastão é começar errado. Por mais que você tente aplicar diversos macetes para reduzir seu consumo de combustível, eles serão praticamente anulados por um carro que apresenta alto gasto.

 

Na verdade, ter um carro econômico é uma vantagem não só nas rodovias, mas em qualquer ocasião – inclusive no dia a dia das cidades. Claro, existem situações onde automóveis maiores – como os carros de 7 lugares – são imprescindíveis: basta pensar na rotina de uma família numerosa. Mas se esse não é seu caso, optar por modelos mais eficientes pode ser a melhor opção.

 

Você pode estar se perguntando: o que fazer com seu fiel companheiro beberrão de quatro rodas? Ora, que tal vendê-lo por um preço super competitivo e investir em um modelo mais econômico? Hoje em dia, esse processo tem se tornado cada vez mais fácil, seguro e rápido com o surgimento das autotechs: startups de tecnologia que estão revolucionando o setor automobilístico e facilitando a vida do motorista.

 

É o caso da Carupi, que desenvolveu um sistema inovador de venda e compra de carros usados que permite ao usuário realizar todo o processo – com fotos profissionais, test drive delivery, documentação facilitada e pagamento garantido – sem sair de casa. 

 

Parece difícil de acreditar? Bem, pergunte aos investidores do Vale do Silício que apostaram na ideia.

 

2 – Olho atento com a calibragem dos pneus

 

Pouca gente dá a devida importância à calibragem dos pneus, mas este é um item que, além de garantir a segurança de todos, ainda está intimamente ligado ao consumo do automóvel.

 

Pneus com calibragem baixa tendem a aderir mais ao solo. E isso faz com que o carro precise de mais potência para se mover, gastando mais combustível. Calibragens mais altas causam efeito contrário: potencializam o movimento do veículo.

 

Isso significa que você pode sempre rodar com calibragens altas? De forma alguma. Cada situação pede uma configuração específica, e é preciso se atentar a isso. Viagens com o carro mais pesado – caso das férias com a família, por exemplo – podem pedir calibragens reduzidas para garantir maior estabilidade. Já no dia a dia da cidade, alguns fabricantes recomendam rodar com pneus bem cheios, no chamado “modo econômico”. 

 

A dica é sempre conferir se sua calibragem está adequada, combinado?

 

3 – Abasteça pagando menos

 

Viagens longas podem exigir diversas paradas para reabastecer. Nessa hora, uma informação valiosa é saber qual posto de combustível tem os melhores preços – além de boa qualidade, claro.

 

Felizmente, já existem aplicativos que facilitam a vida de quem quer dirigir gastando menos: é o caso do Gaspass (Android/iOS), que agrega os valores de cada tipo de combustível nos postos próximos, de acordo com a localização fornecida pelo celular. 

 

Você pode comparar preços e escolher o melhor local para encher o tanque, e ainda consegue colaborar com os outros motoristas, atualizando as informações no app em caso de alteração nos preços.

 

4 – Escolha o melhor trajeto

 

Os mais experientes ainda se lembram da época dos mapas que ficavam dobradinhos no porta-luvas do carro: eram eles que orientavam a todos na hora de escolher o melhor itinerário antes de cair na estrada.

 

Deixando o saudosismo de lado, hoje em dia existem vários apps que tornam essa escolha muito mais rápida e fácil – entre os mais famosos, claro, estão Google Maps, Waze e Mapas, da Apple.

 

Uma breve consulta e alguns cliques são suficientes para apontar o caminho mais curto – e mais econômico – para chegar ao seu destino.

 

5 – Manutenção em dia

 

Além da dor de cabeça e do atraso, ter um problema mecânico em plena estrada ainda pode acabar custando caro. Acionar o seguro ou outro tipo de socorro pode ser demorado, e dependendo do lugar onde estiver, não é fácil encontrar esse tipo de auxílio.

 

Por isso, a melhor opção é prevenir: procure sempre pegar a estrada com a manutenção do carro em dia. Confira os itens principais: pneus, freios, luzes, bateria. Se for o caso, uma checagem no alinhamento e balanceamento do veículo pode ser uma boa pedida também.

 

Além de garantir a segurança do motorista e dos passageiros, viajar com o carro em ordem evita que você precise arcar com os custos de problemas mecânicos inesperados.