4 dicas para aproveitar ao máximo os cupons de desconto Magazine Luiza

João Carvalho

Guia Completo do Amazon Prime Day Brasil 2023: Cupons, Promoções e Ofertas

João Carvalho

Conto, novela e romance: qual a diferença?

Deborah Strougo

Como escolher o tipo exato de boné para o seu estilo?

Gabriel Prado

os melhores livros da literatura brasileira

Para ler hoje: Confira os melhores livros da literatura brasileira

Usufruir dos livros é uma ótima maneira de ganhar cultura e ter entretenimento. Ainda bem que a literatura brasileira é rica em diversos clássicos e conteúdos diferentes, perfeitos para essa situação.

 

Dar destaque para os livros nacionais permite que o país crie uma identidade única e característica. Com isso, permite uma formação dos brasileiros como cidadãos completos. Por isso, é muito importante introduzir a literatura desde a infância. 

 

Além disso, ler livros clássicos permite que as pessoas conheçam as características de uma época diferente da que vivem, é um meio de guardar costumes do passado e transmiti-lo para as gerações futuras.

 

Por exemplo, assim como as empresas de logística SP precisam anotar o histórico de erros para não cometê-los novamente, os livros permitem essa visão e análise.

 

Ela era e ainda é uma maneira de os autores expressarem suas visões de mundo, sentimentos, revoltas, desejos e todas as formas de manifestar o que sentem vontade e desejam compartilhar com os outros. 

 

Valorizar a literatura nacional permite que mais livros assim sejam publicados, aumentando sua popularidade e criando um sentimento de pertencimento a uma cultura desse tópico aos leitores e autores. 

 

Isso se comprova na prática, uma vez que uma empresa industrial investe na publicidade de seu produto, um transmissor de nível, por exemplo, mais pessoas garantirão acesso à compra, então, isso aumenta a produção e venda.

Conheça os principais movimentos literários

Antes de citar os principais movimentos literários acontecidos no Brasil, é preciso compreender o que significa esse conceito. Ele se refere a um grupo de autores e obras com características e temas em comum. Alguns deles são:

 

  • Barroco;
  • Arcadismo;
  • Romantismo;
  • Realismo;
  • Simbolismo;
  • Parnasianismo;
  • Modernismo;
  • Concretismo. 

 

Ou seja, cada um deles reúne diferentes autores que escreveram obras, seja em prosa ou poema, que seguem uma mesma linha de pensamento ou estrutura. Dessa maneira, facilita os estudos e a identificação das características de cada época em que foram escritas. 

 

Um exemplo do cotidiano é a organização de uma empacotadora como empresa, em que seus setores são divididos de acordo com suas características, facilitando a análise geral.

 

Esses movimentos foram evoluindo e se adaptando à realidade dos brasileiros. Isso é perceptível ao analisar os temas de cada um deles, sendo no início referentes à colonização, depois à escravidão, seguindo até a arte que se pode interagir. 

 

Isso é, conforme o homem foi se desenvolvendo em relação às tecnologias e maneira de se portar com a sociedade, suas formas de escrever precisaram evoluir e acompanhar essas mudanças.

 

Por exemplo, assim como a tecnologia evoluiu e permitiu o uso de um tacógrafo digital pelos carros, a literatura conseguiu alcançar outros níveis com o desenvolvimento do ser humano. 

 

Por isso que cada escola literária tem seus temas comuns, pois eles escreviam o que viam na época. Então, é possível perceber, nas mais antigas, uma linguagem mais complexa do que a dos livros atuais, em que a linguagem perdeu toda essa robustez.

Veja algumas das principais obras nacionais

O Brasil é muito rico em relação à quantidade de obras que produz e aos autores que possui, uma vez que existe uma gama de livros clássicos e com enredos que atraem diversos tipos de leitores. Porém, serão analisadas algumas principais. 

Macunaíma

O livro de Mário de Andrade é um romance ficcional e pertenceu ao movimento modernista brasileiro, na primeira fase, em que havia uma exaltação da natureza e da cultura indígena e nacional.

 

Ele busca, por meio de sua estrutura e história, propagar a equidade entre as culturas brasileira e exterior. Ele trata das características do povo brasileiro e é baseado em lendas e mitos, possuindo um caráter que não segue a realidade. 

 

Ademais, conta a história do personagem Macunaíma, que nasceu nas florestas da Amazônia, e é considerado um “herói sem caráter”, uma vez que possui todas as características para se safar dos problemas sem integridade. O retrato do povo da época.

Vidas Secas

Escrito por Graciliano Ramos em 1938, Vidas Secas é um romance ficcional que foi publicado durante a segunda fase do modernismo, em que tinha foco o regionalismo. 

 

Por meio da linguagem, o autor consegue transmitir a sensação da seca e das consequências que ela causa nos sertanejos que precisaram fazer esse percurso. Ou seja, se fizesse um teste de vazão no livro, a quantidade de água que sairia seria zero. 

 

Retrata a vida de uma família de retirantes, principalmente o pai Fabiano e a cachorra Baleia, que tentam migrar da região da seca do Nordeste para o litoral, em busca de melhores condições.

Dom Casmurro

A famosa e aclamada obra de Machado de Assis é do gênero realismo. Ela se tornou tão conhecida por gerar uma pergunta polêmica no final do livro, em que ele não deixa claro o que de fato é real, mas permite que cada leitor entenda o que deseja. 

 

O livro conta a história pela visão do personagem Bentinho, que descreve momentos de sua vida, desde a infância, até a velhice em que ficou sozinho. Conta com outros personagens, como Capitu, sua esposa, e as situações de ciúmes e crises da personagem.

Grande Sertão: Veredas

Esse livro foi escrito por João Guimarães Rosa e é uma ficção. É uma obra cheia de características nordestinas e um retrato de sua cultura. Ele mistura características da primeira e segunda fase do modernismo. 

 

A história trata da vida do jagunço Riobaldo, de suas angústias, conflitos, lutas e amor por Diadorim. Há uma grande oposição na obra, em que os opostos competem, como o bem e o mal, o deus e o diabo. E é cheia de pensamentos filosóficos.

 

Além disso, ela faz uma análise de questões universais, em que são analisados diversos temas, como o amor, a violência, o sofrimento e a alegria. 

O Cortiço

Escrita por Aluísio de Azevedo em 1890, a obra é característica do Naturalismo, caracterizando uma grande animalização dos personagens durante o percorrer dos capítulos e uma descrição de suas ações com influência do meio em que estão. 

 

A história é baseada no cotidiano de um cortiço do Rio de Janeiro, contando a ascensão do dono João Romão, assim como os conflitos pessoais dos moradores, como Rita Baiana. Há um retrato da época da escrividão, assim como a influência externa ao país. 

 

Ele conta desde a compra da instalação, reformas, como as realizadas pelo tratamento de superfície, por exemplo, até a abertura e uso dela. 

Memórias Póstumas de Brás Cubas

Uma das grandes obras de Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas foi escrita em 1881 e é do gênero romance. Ela ainda conta com frases que se tornaram muito famosas na literatura.

 

A história gira em torno de um defunto autor membro da elite, Brás Cubas, o qual retrata todas as suas memórias e experiências depois de morto. Ela retrata sua história e todas as suas falhas, assim como suas paixões e aventuras. 

Vestido de Noiva

Para diferenciar os estilos de livros anteriores, Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, é um drama teatral cheio de reviravoltas e com um final surpreendente. Inclusive, foi o que deu início à modernização do teatro brasileiro. 

 

A história é dividida em três planos: o da realidade, o da alucinação e o da memória. Ela trata da vida da personagem principal Alaíde depois que foi atropelada, com grande crítica social e diferentes características para certas situações, dependendo do plano.

Saiba quais são os principais escritores

Além de analisar certas obras, é importante destacar certos escritores que deixaram a marca na literatura brasileira. Portanto, entre os principais estão:

José de Alencar (1829 – 1877)

Foi a maior figura da temática indianista e foi muito conhecido por suas obras na fase do Romantismo. Seus livros retratam muito a vida urbana cotidiana da época. As mais famosas são “Senhora” e “Iracema”.

Machado de Assis (1839 – 1908)

O autor escreveu muitas obras, sobre todos os gêneros literários, mas ganhou destaque quando escreveu romances e contos. Escrevia com características inovadoras e adicionava aos seus personagens românticos características mais luxuosas, como ambição. 

Clarice Lispector (1920 – 1977)

A autora possui uma linguagem muito característica e poética em suas obras, além de uma análise mais intimista e filosófica, quebrando muitos costumes da época, como na obra “Perto do Coração Selvagem” e “A hora da estrela”.

Conclusão

Portanto, assim como uma empresa que vende luminárias industriais realiza atividades de integração para os funcionários, usufruir da leitura nacional permite que seja criado um grupo comum.

 

Investir em ler livros brasileiros ajuda a criar um sentimento de pertencimento nas pessoas, aumentando e explorando uma identidade cultural do país. Eles são importantes tanto para entender o passado, como para guardar as situações ou criticá-las. 

 

Existem diversas obras de qualidade publicadas, assim como autores incríveis. Cada um escrevendo com suas características e padrões, porém garantindo um conteúdo muito interessante.

 

Logo, concluindo tudo o que foi tratado, é importante, assim como o uso de uma guia de corda nos animais, consumir conteúdos brasileiros e desfrutar deles. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.