4 dicas para aproveitar ao máximo os cupons de desconto Magazine Luiza

João Carvalho

Guia Completo do Amazon Prime Day Brasil 2023: Cupons, Promoções e Ofertas

João Carvalho

Conto, novela e romance: qual a diferença?

Deborah Strougo

Como escolher o tipo exato de boné para o seu estilo?

Gabriel Prado

Copa América: Veja as principais curiosidades sobre o torneio

Copa América: Veja as principais curiosidades sobre o torneio

A Copa América – organizada pela CONMEBOL – é a competição entre as seleções de futebol mais antiga do mundo. Assim sendo, ela foi disputada pela primeira vez em 1910 e até hoje vem fazendo história entre torcedores sul-americanos.

O futebol é um dos esportes mais aclamados no mundo, na verdade, em vista da quantidade de campeonatos nacionais e internacionais e da quantidade de fãs no mundo todo, podemos dizer que o esporte é o preferido pela maioria.

A Copa do Mundo, por exemplo, é um evento tão importante que mobiliza todas as nações que vão competir. No Brasil, em dia de jogo da seleção, as pessoas saem mais cedo do trabalho, se reúnem em casa e torcem juntas.

A Copa América, assim como a Eurocopa e outros campeonatos, apesar de não ter a mesma proporção, é uma competição muito importante. Além de reunir os países sul-americanos, promove a prática de esportes e é acompanhada por milhões de pessoas.

Se você é fã de futebol e quer saber mais sobre esse campeonato, leia este artigo. Vamos explicar o seu conceito, história, importância e algumas curiosidades. Continue até o final porque vai valer muito a pena. Vamos lá!

O que é a Copa América?

A Copa América é uma competição de futebol que surgiu em 1910, mas que teve sua primeira edição oficial em 1916, entre os dias 2 e 17 de julho. Ela surgiu como parte das comemorações pelo centenário da Independência Argentina.

Além do país sede, também participaram da competição o Brasil, o Chile e o Uruguai. Desde sua primeira edição em 1967, era conhecido como Campeonato Sul-Americano de Seleções.

Hoje em dia, com tantas mudanças e avanços, como os serviços de transportadora de máquinas, muitos países competem. Mas na primeira edição, o vencedor foi o Uruguai, que empatou em 0 a 0 com a Argentina, no estádio Racing Club de Avellaneda.

Entretanto, no ano de 1975, em sua 30ª edição, passou a ser chamado de CONMEBOL Copa América. Assim como houve uma troca de nomes, houve também mudanças no sistema de disputas.

O sistema de pontos ficou parecido com o da Copa do Mundo, tendo fase classificatória, com seleções distribuídas em grupos, seguida pelas fases eliminatórias. Em 1993, países fora da América do Sul foram convidados, e os primeiros a participarem foram os Estados Unidos e o México.

Em 2016, a Copa América do Centenário teve outras participações, como dos Estados Unidos, Panamá, Costa Rica, Haiti, México e Jamaica.

O campeonato é importante porque movimenta o mercado por meio de patrocínios, gera emprego para milhares de pessoas e oferece premiações. Além disso, mobiliza milhões de dólares, que são arrecadados para diversos fins.

Muitas companhias são contratadas, como uma de fretado para empresas, o que traz oportunidade de trabalho para profissionais de diversas áreas.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a Copa América, sua história e importância, vamos mostrar algumas de suas curiosidades no próximo tópico. Acompanhe a leitura com a gente.

Curiosidades sobre a Copa América

O campeonato de futebol organizado pela CONMEBOL reúne uma série de curiosidades que intrigam o público, tais como:

Jogadores eram juízes

Antes de existir o juiz profissional, quem apitava o jogo eram os próprios jogadores. Em 1916, o árbitro em uma partida entre Chile e Argentina foi o meio-campista Sidney Pullen.

Além dele, o treinador do Chile, Carlos Fanta, foi quem apitou a partida entre Argentina e Uruguai, e mais outras duas.

Torneio mais antigo do mundo

Existe veterano para tudo, desde empresas de guia de corda até campeonatos de futebol, e a Copa América é o torneio de futebol mais antigo.

Então, trata-se do mais antigo do mundo entre seleções, a partir do momento em que os Jogos Olímpicos, que foram fundados em 1896, contavam com seleções “olímpicas” de futebol. As principais só começaram a participar em 1948, em Londres.

Troféu transitório

O troféu tem posse transitória em cada edição, e nas edições de 1917 e 1916 não houve premiação. Ademais, o troféu é de prata, com base de madeira, comprado em uma joalheria de Buenos Aires.

Tem 75 cm de altura e 30 cm de diâmetro, pesando 9 kg. Portanto, é maior e mais pesado do que o troféu da Copa do Mundo, e o Brasil possui 9 réplicas, que representam seus títulos.

Voltando para casa de Mula

Em 1919, logo após a crise gerada pela Gripe Espanhola, o campeonato foi sediado pelo Rio de Janeiro. O Chile teve pouca participação, sendo derrotado no terceiro jogo, mas este não foi seu único problema.

A seleção chilena chegou ao Brasil de navio, junto com os argentinos. Mas ao voltarem para casa, uma tempestade de neve bloqueou a ferrovia e os chilenos ficaram presos em Mendoza, na Argentina.

Para voltar para a casa, a seleção optou pelo transporte com mulas, e chegou em casa após quarenta dias que havia saído do Brasil. Isso mostra o quanto rodas e rodízios fazem falta.

O primeiro gol

O primeiro gol da Copa América foi do uruguaio José Piendibene, em 2 de julho de 1916, em um jogo contra o Chile.

Aos 44 minutos do segundo tempo, o atacante, que depois foi considerado o primeiro grande maestro do futebol, marcou um gol histórico em uma partida de 4 a 0 para o Uruguai.

Equador e Venezuela nunca ganharam

O Equador e a Venezuela são as duas nações que nunca levaram o título do campeonato, que já tem mais de 100 anos de existência.

Ambos conseguiram apenas conquistar o quarto lugar, sendo que os venezuelanos conseguiram a posição uma vez e os equatorianos duas vezes.

Maiores goleadores

Existem empresas que se destacam, como um fabricante de pesadora, e profissionais de sucesso, como no caso dos maiores goleadores:

  • Norberto Mendes – Argentina – 17 gols;
  • Zizinho – Brasil – 17 gols;
  • Severino Varela – Uruguai – 15 gols;
  • Ademir de Menezes – Brasil – 13 gols;
  • Eduardo Vargas – Chile – 12 gols.

Outros que também se destacam são Gabriel Batistuta, da Argentina; José Moreno, da Argentina; Jair da Rosa Pinto, do Brasil e Paolo Guerrero, do Peru.

Pelé só jogou uma vez

O rei Pelé disputou apenas uma Copa América, em 1959, e marcou 8 gols, sendo vice-campeão. Talvez, se tivesse participado de outras competições, poderia ter sido o maior goleador do campeonato.

O título, entretanto, como vimos no item acima, pertence a Zizinho (brasileiro) e ao argentino Norberto Mendes.

Goleiro que mais participou

Alguns fabricantes de sensor de nível vendem mais do que outros, e alguns jogadores jogam mais tempo em um campeonato do que os outros, como é o caso do goleiro Sergio Livingstone.

Ele esteve em seis edições da Copa América e conquistou duas vezes o terceiro lugar com a seleção chilena. Além disso, foi eleito o melhor jogador da competição em 1941, atuando, ao todo, em 34 partidas.

Depois de encerrar a carreira de goleiro, ele atuou por muitos anos, tendo muito sucesso, como comentarista de rádio.

Japonês na competição

Um japonês autêntico chamado Atsuhiro Miura foi o único a fazer gol fora do continente americano na Copa América. Os outros dois gols da seleção japonesa foram de um brasileiro, chamado Wagner Lopes, naturalizado japonês.

Brasil valorizava mais a Copa do Mundo

Para a engenharia elétrica, um dos itens mais importantes são os misturadores industriais, e para o Brasil, a Copa do Mundo, por muitos anos, era mais importante do que a Copa América.

Depois que a seleção foi campeã em 1949, o título no campeonato sul-americano só voltou para o Brasil em 1989. Durante esse período, os países que conquistaram títulos foram Peru, Paraguai e Bolívia.

Enquanto isso, o Brasil já era tricampeão da Copa do Mundo e vice-campeão de outra edição do torneio. E na Copa América, ele voltou a vencer em 1997, 1999, 2004 e 2007.

Mudanças

A Copa América está prevista para começar a ocorrer apenas em anos pares, e em 2024 está prevista para ser sediada no Equador.

Os países organizam uma série de preparativos, como barreira acústica em alguns pontos, preparo do estádio, tudo para que o evento seja um grande sucesso.

Conclusão

Os fãs de futebol na América do Sul têm paixão pelo torneio e a seleção brasileira já provou sua superioridade várias vezes, estando entre os países que mais venceram o campeonato.

Acompanhar os jogos é um prazer indiscutível para muitas pessoas, bem como um incentivo ao desenvolvimento dos países-sede, além de gerar emprego e renda.

A Copa América, como vimos, tem muita história para contar e vai continuar reunindo curiosidades e fatos históricos ao longo do tempo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

 

E se estiver procurando produtos relacionados à futebol e esporte como: camisa de time, chuteira, artigos esportivos e mais, acesse nossa categoria Esporte e Lazer e aproveite os melhores descontos, cupons e cashbacks!